Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2012

RECORDANDO: OS 35 ANOS DA NOVELA ESPELHO MÁGICO

Glória Menezes, Tarcísio Meira e Sônia Braga.

Essa semana no dia 14 de junho, fez 35 anos da estreia da novela "Espelho Mágico". Escrita por Lauro César Muniz e dirigida por Daniel Filho, Gonzaga Blota e Marco Aurélio Bagno, a novela foi exibida no horário das 20 horas entre 14 de junho e 5 de dezembro de 1977, em 150 capítulos.

Depois do sucesso de "O Casarão" (1976),  Lauro César Muniz apresentava ao público outra novela de estrutura ousada e inovadora. Usando metalinguagem "Espelho Mágico" mostrava os bastidores da TV, teatro e cinema, e a rotina de atores, autores, diretores e jornalistas, através da história do casal de atores Diogo Maia (Tarcísio Meira) e Leila Lombardi (Glória Menezes), protagonistas da novela fictícia "Coquetel de Amor", ou seja, era exibida uma "novela dentro da novela". Além  de "Coquetel de Amor", "Espelho Mágico" mostrava ainda os bastidores da montagem da peça teatral "Cyrano de Bergerac".

"Coquetel de Amor" era escrita pelo autor Jordão Amaral (Juca de Oliveira), que era apaixonado por Leila, sua ex-mulher e fazia declarações através do texto escrito para a personagem dela em "Coquetel de Amor". O casamento de Leila e Diogo entra em crise por causa de Cynthia (Sônia Braga), uma jovem e ambiciosa atriz que quer alavancar sua carreira e também por culpa de Beatriz (Lídia Brondi), filha de Leila que não gosta de Diogo.

Anúncio da novela.

"Espelho Mágico" apresentava uma complexa estrutura narrativa intercalando situações vividas pelos personagens na "vida real" e na novela "Coquetel de Amor". A novela também mostrou depoimentos do elenco sobre a profissão de ator.

Outros destaques do elenco de "Espelho Mágico" foram Lima Duarte, Yoná Maglhães, Djenane Machado, Carlos Eduardo Dolabella, Mauro Mendonça e outros grandes nomes. A novela foi a primeira de Tony Ramos e Vera Fischer na Globo.

Lídia Brondi, Tarcísio Meira e Glória Menezes na capa da Revista "Amiga". Na foto da direita Tony Ramos e Lídia Brondi.

O autor Lauro César Muniz conta por email que a novela é uma de suas preferidas e revela algo que muitos  talvez não saibam: "Espelho Mágico é uma das minhas novelas mais queridas. Como um filhote dileto, de cabeça privilegiada. Mas um amigo que trabalha na emissora, me contou que não existe mais a novela. A TV Globo apagou! Há muitos anos. Deixou apenas algumas cenas para arquivo", diz ele.

"Espelho Mágico" é muito lembrada até hoje pelas inovações apresentadas no gênero telenovela e sem dúvidas terá sempre um lugar de destaque na história de nossa teledramaturgia.

Confira a abertura de "Espelho Mágico":



Veja também uma chamada de estreia da novela:


E algumas cenas do último capítulo, incluindo o discurso final do palhaço Carijó (Lima Duarte):





Com informações do livro Guia Ilustrado TV Globo: Novela e Minisséries e do site memoriaglobo.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário